Portabilidade de Financiamento
Como funciona a portabilidade de financiamento imobiliário?
A portabilidade de financiamento imobiliário é a transferência da dívida do financiamento de uma instituição financeira para outra que te ofereça menores taxas de juros e melhores condições de pagamento.

O que é a Portabilidade de Financiamento Imobiliário?

A Portabilidade do Financiamento Imobiliário é a possibilidade de trazer o contrato de Financiamento Habitacional firmado em outra Instituição Financeira mediante migração do saldo devedor.

A portabilidade é uma das formas de reduzir a parcela do seu financiamento.
Esse processo transfere a sua dívida de um banco para o outro, priorizando as melhores condições de juros e pagamento. Isso tudo para beneficiá-lo e ajudá-lo a economizar com o seu financiamento em andamento.

A portabilidade é feita com base no custo efetivo total (CET), ou seja, com juros mais taxas embutidas.

🔹 Sabendo os detalhes da sua dívida, você pode procurar outras instituições financeiras que tenham melhores taxas e que permitam parcelas com valores mais baixos.

Os maiores motivos que levam a portabilidade

Essa transferência é uma oportunidade de buscar melhores opções em outras instituições quando o pagamento do financiamento já está em andamento.

O que levar em consideração ao analisar a portabilidade:

Compare a CET do contrato atual com a do Banco que deseja portar, a portabilidade será interessante se a CET do seu Banco estiver maior que a do banco que deseja portar;

Faça simulações em várias instituições, isso lhe ajudará a tomar a melhor decisão;

Não avalie somente as taxas, avalie também o relacionamento que o Banco lhe proporcionará.

Não é preciso deixar o lar

Ao oferecer o imóvel como garantia, é comum que as pessoas fiquem com receio de perder a morada. Porém, isso só é um risco quando o consumidor não consegue se planejar para arcar com a dívida.

Ou seja, ao pedir esse tipo de empréstimo, você não precisa deixar sua casa. Todos continuam morando normalmente no imóvel, mas o bem passa a estar em nome da instituição financeira.

Como Funciona?

Essa transferência é uma oportunidade de buscar melhores opções em outras instituições quando o pagamento do financiamento já está em andamento.

Regras:

O valor financiado e o prazo não poderão sofrer alterações;

Não poderá ser incluído novo participante ao financiamento e nem haver exclusão de participante. Se o financiamento atual possui dois compradores, os dois deverão migrar ao novo Banco.

Custos:

O Banco que receberá a portabilidade irá cobrar a taxa de avaliação e garantia. O valor destas taxas varia conforme o Banco;

O cartório de Registro cobrará a taxa de cancelamento da alienação fiduciária com o Banco “antigo” e cobrará a averbação da nova alienação com o Banco “novo”;

Não há cobrança de ITBI.

No cenário atual onde as taxas nunca estiveram tão baixas, a portabilidade poderá ser uma excelente alternativa para você.

Faça uma simulação

Para verificar se os demais bancos estão oferecendo condições melhores, você pode realizar uma simulação com os dados do seu imóvel falando conosco!

Solicite a sua simulação

Basta preencher o formulário abaixo que em breve retornaremos com a sua simulação.